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encontro pedagógico - páscoa

Atualizado: 3 de abr. de 2023


Na última quinta-feira, 30 de março, pais da Escola Estrela Guia se reuniram com a pedagoga Ieda Lúcia Hendges para discutir sobre o significado da Páscoa.



O encontro se iniciou com a leitura do conto: "O Coelho da Lua" (LEIA AQUI)


O conto "O Coelho da Lua" conta a história de três coelhos que viviam no Himalaia e dedicavam suas vidas a Deus. Eles rezavam diariamente para entrar no reino do céu, mas ainda precisavam procurar alimentos para sobreviver. Deus ouviu suas orações e decidiu testá-los. Ele enviou a lua, Chandra, para visitar os coelhos e pedir comida. O primeiro e o segundo coelhos foram generosos, mas o terceiro, chamado "Nevo", não tinha comida para oferecer. Em vez disso, ele decidiu se oferecer como alimento para a Lua, como forma de cumprir a lei divina de receber bem os viajantes. A Lua ficou chocada com o ato de Nevo, mas quando ela contou a história a Deus, ela descobriu que Nevo foi recompensado e agora estava brilhando como uma estrela no céu.


Mensagem:


A mensagem desse conto é que a devoção, a generosidade e o sacrifício são recompensados, mesmo que nem sempre sejam óbvios ou imediatos. Além disso, a história mostra que, em muitos casos, a recompensa vem de algo maior do que nós mesmos, como Deus ou o universo. O conto pode ser relacionados com a criação de nossos filhos, pois ensinam a importância da devoção, da generosidade e do sacrifício em nossas vidas. Como pais, é importante ensinar esses valores para nossos filhos e incentivá-los a cultivá-los em suas próprias vidas.


Durante a palestra, Ieda compartilhou uma das teorias mais interessantes da filosofia Waldorf: a ideia de que as crianças constroem camadas e véus sobre si mesmas enquanto crescem e se desenvolvem, até que possam se tornar quem realmente são e seguir em frente por conta própria. Essas camadas e véus são como uma armadura que protege a criança, e o papel do tutor é ajudá-la a construir essas camadas de maneira saudável, revelando sua verdadeira essência.


Ieda falou sobre a metamorfose da lagarta para a borboleta, que é frequentemente usada como uma metáfora para a jornada humana de crescimento e transformação. Assim como a lagarta entra em um casulo para se transformar em uma borboleta, os seres humanos passam por períodos de isolamento e desafios para se tornarem a melhor versão de si mesmos.

A jornada de transformação humana pode ser dolorosa e desafiadora, mas assim como a borboleta emerge do casulo pronta para explorar um mundo completamente novo, os seres humanos podem emergir de seus próprios períodos de transformação, prontos para enfrentar novos desafios e possibilidades.


Ieda também abordou o significado da Páscoa como um tempo de abertura para o novo e o renascimento, e falou sobre o simbolismo dos sete dias que antecedem a comemoração na semana santa.



SEMANA SANTA


DOMINGO DE RAMOS- REPRESENTADO PELO ANTIGO SOL -CENTRO, EU, HUMANIZAÇÃO.

A tradição de colher ramos no Dia de Ramos com as crianças tem um significado simbólico importante. Os ramos são símbolos de renovação, de vida e de esperança. Ao colhê-los juntos, as crianças aprendem sobre a importância de trabalhar em equipe e de compartilhar momentos de alegria e celebração.


SEGUNDA-FEIRA – CONDENAÇÃO DA FIGUEIRA – LUA MANTER, REVITALIZAR, REPETIÇÃO

A jardinagem pode ser ainda mais significativa, pois representa a ideia de revitalização e renovação da vida. A condenação da figueira pode ser entendida como uma metáfora para a nossa própria vida, que precisa ser cuidada e nutrida para que possa crescer e florescer. Assim como as plantas, também precisamos de cuidado, atenção e paciência para que possamos nos desenvolver plenamente.


TERÇA-FEIRA – ADVERSÁRIOS DO TEMPLO- MARTE – LUTA, AUTENTICIDADE, CORAGEM

Na terça-feira da Semana Santa, que é associada ao planeta Marte, é formidável promover a limpeza e arrumação dos ambientes da escola e do lar. Isso porque Marte simboliza a luta, a coragem e a autenticidade, e a limpeza e organização podem ajudar a promover um ambiente mais harmonioso e estimular essas qualidades nas crianças.


QUARTA-FEIRA- UNÇÃO COM ÓLEO DOS PÉS DE CRISTO – TRAIÇÃO DE JUDAS- MERCÚRIO, FLUIDEZ, DEVOÇÃO, CURA.

Os trabalhos manuais realizados na Quarta-feira Santa representam uma oportunidade para as crianças desenvolverem habilidades manuais, exercitarem a criatividade e a imaginação, e aprenderem sobre valores como humildade, amor e cuidado com o próximo.


QUINTA-FEIRA – LAVA PÉS E A CEIA COM OS APÓSTOLOS – CEIA - JUPÍTER – SABEDORIA, GRANDEZA, HARMONIA

Ao lavar os pés uns dos outros, os membros da família podem experimentar a importância de se colocar no lugar do outro e de oferecer cuidado e atenção aos que estão ao redor. Além disso, essa atividade pode ajudar a promover a empatia e a solidariedade, fortalecendo os laços familiares e estimulando valores importantes para a convivência harmoniosa.


SEXTA-FEIRA – CRUCIFICAÇÃO DO CRISTO – SÍMBOLO DE UMA NOVA VIDA – VÊNUS – PAIXÃO – AMOR UNIVERSAL

Acender velas pode ser uma atividade significativa para as crianças na sexta-feira da Paixão. As velas podem simbolizar a luz que Jesus trouxe para o mundo, bem como o amor e a esperança que ele representava. Além disso, as velas podem ajudar as crianças a se concentrar e a se conectar com a espiritualidade da ocasião.


SÁBADO DE ALELUIA – O CRISTO DESCE AOS MORTOS – SATURNO – PROFUNDIDADE – CONSCIÊNCIA, RESISTÊNCIA, TEMPO

Neste dia, pode ser uma oportunidade para as crianças conhecerem e se conectarem com seus antepassados e entes queridos que já faleceram, através de álbuns de fotos e lembranças. É importante lembrá-las que essas pessoas ainda fazem parte de suas histórias e que é possível manter uma conexão afetiva com elas mesmo após sua partida. Além disso, é uma oportunidade para ensinar sobre a importância do tempo e da memória na construção da identidade e das relações familiares.


DOMINGO – RESSURREIÇÃO DE CRISTO – DIA DO SOL - UM NOVO COMEÇO

Além de ser uma brincadeira divertida, a caça aos ovos de Páscoa com as crianças pode ser uma oportunidade valiosa para criar memórias afetivas em família. Quando adultos, essas lembranças podem trazer um sentimento de nostalgia e união, além de fortalecer os laços familiares.


É importante lembrar que a criação de memórias não precisa ser algo extravagante ou caro, mas sim algo simples e significativo. Além da caça aos ovos, outras atividades em família, como a decoração de ovos, o preparo de um almoço especial ou mesmo uma caminhada ao ar livre, podem ser ótimas oportunidades para criar memórias afetivas duradouras. Ao criar essas memórias, estamos investindo no nosso bem-estar emocional e no da nossa família. Esses momentos podem ser especialmente importantes em tempos difíceis, como os que estamos vivendo atualmente.


filosofia africana de Ubuntu


A palestra de Ieda abordou a filosofia africana de Ubuntu, que significa "humanidade para com os outros", destacando a importância da comunidade e da empatia. Uma história ilustra bem esse conceito, em que crianças de uma tribo africana dividiram frutas igualmente, em vez de competir por elas. Isso demonstra a importância de pensar no coletivo, ser solidário e empático com os outros. Na educação, essa filosofia pode ser aplicada ao enfatizar a importância da cooperação e da construção de comunidades de aprendizado saudáveis e positivas, além de ensinar a importância do respeito mútuo e do cuidado com os outros, ajudando as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes.






Ieda Lúcia Hendges é uma Terapeuta Artística e Educadora com ampla experiência em educação infantil. Graduada na Sagres em Florianópolis(SC), Turma VIII(2021), ela se dedica ao atendimento individual de crianças e adolescentes, além de ministrar vivências artísticas para grupos a partir de 7 anos, adolescentes, adultos e idosos.


Em 2008, fundou a Educação Estrelas Guia, onde atua como Diretora, Coordenadora Pedagógica e Educadora Infantil, tendo um papel fundamental na promoção do desenvolvimento e educação infantil. Ieda também é Coordenadora Pedagógica voluntária de um grupo de educadores sociais na ONG Lar Atalaia, que oferece suporte para 47 crianças carentes.


Com um compromisso contínuo com o estudo e aprendizado, Ieda está sempre aberta a novas experiências e desafios que possam enriquecer sua prática pedagógica.

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