"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."

 

Rudolf Steiner

Uma pedagogia em expansão

As escolas Waldorf crescem significativamente em todos os continentes por sua proposta pedagógica responder aos desafios do mundo contemporâneo. Idealizada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf desperta, da maneira mais completa, as diversas capacidades da criança, sendo o maior objetivo o desenvolvimento integral do ser humano.

"Educação com Arte, Respeito e Amor"

Época do Verão

Em um riacho claro e branquinho,

vai nadando um lindo peixinho,

vai nadando um lindo peixinho.

Vai saltando e mergulhando,

vai saltando e mergulhando.

Balança e descansa,

Balança e descansa.

E vai lá pro fundo do rio.

A criança vivencia o verão com uma entrega total à natureza. É uma época de expansão e descontração. A criança, com pouca roupa, tem a vivência com diversos elementos para explorar o tato, a criatividade, o olfato, equilíbrio, motricidade grossa (subindo nas árvores, correndo, balançando), entrar em contato com os elementos da natureza tais como: água (nos tanques de areia, nos banhos de esguicho), terra (areia para fazer bolos, castelos, riachos, pontes, estradinhas no tanque), o calor no ar e nos pezinhos quando pisam no chão bem aquecido pelo sol.

As crianças estão chegando das férias, já passaram por um período de adaptação no jardim e é nesta época que se começa a instalar um ritmo diário, semanal, mensal (cada época vivenciada) e anual.

 

Na época do verão, as crianças trazem as vivências das férias: viagens para a praia ou montanhas, casa da avó… Aproveitamos esse conteúdo que já está vivo dentro de cada criança, e fazemos a Roda Rítmica no meio do período. Essa roda é uma sequência de músicas e versos acompanhados por gestos e movimento de todo o corpo, de acordo com um tema específico.

Nesta época, brincamos bastante em conjunto no tanque de areia, construindo castelos, riachos, etc fazemos brincadeiras coletivas no parque como a do “Pescador”, onde as crianças “nadam” como peixinhos e não podem deixar o “pescador” (professora) pescá-los. Também fazemos desenho livre, dobradura com papel sulfite em forma de barquinhos que podem ser usados nos riachos do tanque de areia no momento do parque. Outro trabalho coletivo para a sala, são peixinhos de feltro enfeitados com lã de carneiro formando um quadro para enfeite na parede.

"Ser Livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos"

Rua Fernando Pessoa, 468 - Vila Giglio, Atibaia - SP, 12946-240

Telefone: (11) 4402-1442 - E-mail: educacaoestrelasguia@gmail.com

  • Escola Estrelas Guia
  • Instagram Social Icon
1