Rua Fernando Pessoa, 468 - Vila Giglio, Atibaia - SP, 12946-240

Telefone: (11) 4402-1442 - E-mail: educacaoestrelasguia@gmail.com

  • Escola Estrelas Guia
  • Instagram Social Icon

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."

 

                                                                                                           Rudolf Steiner

       Uma pedagogia em expansão

          As escolas Waldorf crescem significativamente em todos os continentes por sua proposta pedagógica responder aos desafios do mundo contemporâneo. Idealizada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf desperta, da maneira mais completa, as diversas capacidades da criança, sendo o maior objetivo o desenvolvimento integral do ser humano.

"Educação com Arte, Respeito e Amor"

Advento

     Muitas famílias cultivam no tempo que precede o Natal uma bela tradição: no “cantinho das festas do ano” vão montando aos poucos a paisagem, na qual Maria e José com seu burrinho vão para Belém. Na primeira semana do Advento, são espalhadas apenas pedras sobre um tecido marrom, sendo que as mais bonitas formam o caminho para a mãe de Deus. Na segunda semana, são postas plantas – pinhas e musgos, e também algumas plantas de vaso como “palmeiras”; –  na terceira semana, os animais – sobretudo as ovelhas no prado – finalmente, na quarta semana, os homens, os pastores que cuidam das ovelhas.

 

     O surgimento da paisagem pode ser entremeado de pequenas histórias que, no decorrer das quatro semanas do Advento, introduzem sucessivamente os elementos da Natureza, o reino das plantas, dos animais e finalmente dos seres humanos.O livrinho foi feito para ser lido. Como calendário do Advento que, de história em história, vai avançando diariamente e conduz até a noite de Natal, é bem adequado para alunos. Para crianças pequenas seria bom escolhermos, de cada uma das quatro partes, só uma história para cada semana e a contarmos durante a semana inteira, talvez encerrando-a e tornando-a real na paisagem montada do Advento.O essencial na criação das histórias foi, principalmente, a alegria com a chegada do Natal. Ela não só despertou o prazer de narrar, mas, acima de tudo, o desejo de fazê-lo de maneira adequada à criança, mostrando que o acontecimento natalino é esperado ansiosamente no mundo inteiro. A sensibilidade deve ser despertada, de história em história, de modo que a luz do Natal aos poucos brilhe cada vez mais, até que na Noite Santa se irradie em toda a sua plenitude. Algumas sugestões eu devo a histórias natalinas conhecidas, principalmente aos doces relatos do poeta flamengo Felix Timmermans. O mais importante, porém, para o surgimento da coletânea foram, na verdade, dois olhos brilhantes e maravilhados de criança e duas orelhinhas que sempre queriam ouvir mais.       (Georg Dreissig)

 

Créditos

Realização da Escola Waldorf Rudolf Steiner
Título Original: Das Licht in der Laterne – Adventskalender in Geschichten
Autor: Georg Dreissig
Título em Português: A LUZ NA LANTERNA – Um Calendário do Advento em Histórias
Tradutoras: Ione Rosa Matera Veras, Mariliza Platzer e Edith Asbeck
Digitação de Vanessa V. B. Mendes e Walkiria P. Cavalcanti – Março de 2013.
Revisão de Ruth Salles – Setembro de 2017.

"Ser Livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos"

IMG-20190517-WA0054