top of page

Planejamento anual em épocas

Época de Verão

​

     A criança vivencia o verão com uma entrega total à natureza. É uma época de expansão e descontração. A criança, com pouca roupa, experimenta diversos elementos que possibilitam desenvolver o tato, a criatividade, o olfato, equilíbrio, motricidade grossa (subindo nas árvores, correndo, balançando). O verão proporciona também um contato maior com os elementos da natureza, tais como: água (nos tanques de areia, nos banhos de esguicho), terra (areia para fazer bolos, castelos, riachos, pontes, estradinhas no tanque), o calor no ar e nos pezinhos quando pisam no chão bem aquecido pelo sol.

     Roda Rítmica: Roda de Verão

     Brincadeiras sugeridas:

     - Caranguejo não é peixe

     - Se eu fosse um peixinho

     - A canoa virou

​

Época da Páscoa 

​

     Época de recolhimento e renovação, transformação do ruim em bom. Preparo para a vida nova que o domingo de páscoa nos trará através de representações bem tradicionais, como o coelho da páscoa e a caça aos ovos.

     Roda Rítmica: Ciranda da Lagarta

     Brincadeiras sugeridas:

     - Coelhinho foi passear

     - Coelhinho subiu a montanha

​

Época de Outono 

​

     Com a chegada do outono, entramos num período fresco, que nos conduz ao recolhimento.

     É preciso entrega, deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante.

     O que a princípio pode parecer uma perda é na verdade um ganho.

     Roda Rítmica: Roda de outono

     Brincadeiras sugeridas:

     - Gira gira as mãozinhas

​

Época de Pentecostes 

​

     Nesta época comemoramos a capacidade do ser humano de amar, reconhecendo no outro a sua própria humanidade. Concretizamos a época de Pentecostes para as crianças através de brincadeiras, histórias e canções que trazem vivências comunitárias. A intenção é que esta seja uma comemoração, que demonstre a importância da união das individualidades para construção de uma harmonia social.

     Roda Rítmica: Pentecostes

     Brincadeiras sugeridas:

     - Periquito maracanã.

​

Época de São João 

​

     Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

     Dentro da Pedagogia Waldorf também temos o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças na companhia dos adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

     Roda Rítmica: São João

     Brincadeiras sugeridas:

     - Macaco pisa o milho

     - Vim de Pinhalzinho

​

Época dos Ventos 

​

     O vento leva cada elemento da natureza para o seu lugar, alegra os pássaros, faz dançar as belas árvores, leva para longe toda nossa tristeza, angústia e inquietações, alegra os nossos corações.

     Roda Rítmica: Ventos e folclore

     Brincadeiras sugeridas:

     - Picpac

​

Época de Micael 

​

     São Micael é um símbolo de coragem, de resistência, de força de ferro a enfrentar o dragão. O dragão está dentro e fora de nós, e para cada um representa algo difícil que devemos enfrentar com as mesmas qualidades de São Micael.

     Roda Rítmica: Roda de Micael

     Brincadeiras sugeridas:

     - Caracol

​

Época da Primavera 

​

     A festa da primavera é um encontro para saudar a Natureza que neste momento está exuberante de cores, de cantos, de esplendor.

     Roda Rítmica: Primavera

     Brincadeiras sugeridas:

     - Borboleta sorrindo

     - Corre cotia

​

Época do Advento 

​

     No advento dirigimo-nos ao futuro, à época vindoura, assim como se expressa a composição da palavra “Advento”: aquele que vem. O barulho e a pressa, amortecem em nossa alma todos aqueles sentimentos delicados e suaves que nos querem “re-ligar” à nossa origem celeste, mundo que foi perdido e esquecido. Temos a difícil tarefa de treinar nesta época de Natal de maneira consciente, o silêncio, a compenetração e a reflexão.

     Roda Rítmica: Pastorzinho

     Brincadeiras sugeridas:

     - Os três reis (com os dedinhos)

​

bottom of page