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Atividades semanais do Jardim

Desenho Livre

     O desenho é o espelho do desenvolvimento infantil. As forças plasmadoras que modelam o corpo da criança, assim como a sua fantasia, manifestam-se no desenho. Elas são tão abundantes que “transbordam” constantemente, tanto no brincar como na atividade do desenhar. As formas que a criança desenha, quando não é influenciada pelo adulto, mostram de que maneira essas forças trabalham no seu interior.

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Brincar livre

     As crianças brincam na classe utilizando-se dos mais diversos materiais que permitem sua livre expressão e diferentes percepções táteis, como troncos de madeira, sementes, panos, bonecas simples de tecidos de algodão, etc. As crianças se envolvem em um brincar pleno de calor e de imaginação. Constroem casas, se fantasiam com panos assumindo personagens no brincar, viajam na fantasia, aonde as cadeiras se transformam em seus barcos ou trens, em uma atmosfera de intensa imitação e criatividade. Brincar lá fora em meio aos raios de sol, terra, árvores, troncos, areia e água (quando possível) é um momento de grandes explorações e brincadeiras em grupos, onde toda a natureza ao redor é desbravada movimentando todo o corpo. No parque, a criança tem a chance de experimentar e vivenciar as noções de seu próprio corpo com movimentos diversos (equilibrando-se, pendurando-se, percebendo peso, velocidade, altura, lateralidade) que proporcionam o desenvolvimento de sua coordenação motora grossa e fina, imagem corporal, noção espacial, equilíbrio, que são importantíssimos para o seu desenvolvimento escolar mais tarde.

 

Rodas e contos

     Rodas, cantigas e brincadeiras folclóricas, poesias e dramatizações. Aprender a brincar em grupo e a respeitar o outro. Descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Versos ritmados, movimentos corporais, permeados de musicalidade, trazem conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança, despertando uma intensa alegria em estar no mundo.

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Limpeza da Sala

     Proporciona uma experiência social com as outras crianças, ajudando a organizar a sala de aula. Assim, sabendo que cada coisa tem o seu lugar, aprendem a preservar os brinquedos e a manter o ambiente harmonizado e limpo. Nesse momento cria-se o senso de cuidado e beleza.

 

Aquarela

     No dia-a-dia, a criança tem a possibilidade de vivenciar uma infinita variedade de cores. No azul sempre mutante do céu, no verde das plantas, na cor viva de uma flor, nas estações do ano que transformam nosso redor, enfim, em todo ambiente que nos circunda. Para ampliar essa vivência de cores, fazemos a atividade de pintura com aquarela. O pigmento é diluído em água, e essa fluidez favorece o movimento das cores no papel, impedindo um desenho mais linear e definido. São utilizadas as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e pelo encontro destas, decorrerá uma maravilhosa descoberta individual da transformação das cores. Experimentamos uma cor de cada vez antes de produzirmos uma composição utilizando todas as cores primárias e as secundárias que delas surgirão. O papel é branco e molhado, o que possibilita mais transparência, fluidez da pintura e vivência do elemento líquido.Seu objetivo principal é a vivência das cores.

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Alimentação

     Sendo o Jardim um ambiente parecido com o de um lar, preparar o alimento faz parte da rotina. Todos os dias, as crianças participam ativamente desse momento, cada um contribuindo com o que sua idade permite: alguns ralam, outros picam, outros separam os ingredientes e outros brincam com os utensílios. É importante ressaltar que esse lanche também é uma atitude pedagógica. O que preparamos é pensado em promover o desenvolvimento das habilidades motoras, conhecer diversos tipos de alimentos, o que faz com que as crianças se abram para o mundo dos sabores, e que mais tarde ajudará nas relações humanas, já que existem pessoas mais doces, outras mais amargas ou mais azedas, outras mais suaves. Mostram também como é importante cuidar do nosso corpo, além da mágica da transformação das misturas e de observar o que a natureza pode nos oferecer em cada época do ano e como nosso corpo reage a isso. Hora precisaremos de alimento mais frescos e leves, hora mais quentes e substanciosos.

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Jardinagem

     O contato com as flores, plantas e verduras possibilita o cuidado com a natureza, o respeito e a espera do ciclo de preparar a terra, adubar, plantar, regar e colher. Estreita também a relação com o alimento e a alimentação, trazendo curiosidade para as variedades e seus sabores. As crianças participam com prazer dessa atividade e a possibilidade de trabalhar com grandes instrumentos como enxadas, rastelos, sacos de terra e pedras, contribui para o desenvolvimento da coordenação motora global e fina ao plantar pequenas mudinhas. Tudo isso harmonizado traz também à criança o senso de estética.

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Trabalhos manuais

     O trabalho manual tem um importante papel no desenvolvimento da vontade. A vontade é que promove a ação. A criança aprende por imitação, e quando observa o adulto fazendo um trabalho, tem vontade de fazê-lo também. Ela não tem consciência disso. O movimento que lhe interessa. Ela imita o movimento que a outra pessoa faz, vivenciando assim as posturas, reações e atitudes que tomamos ao executarmos alguma coisa. Assim favorecerá a postura que a criança terá diante da vida: perseverança, capricho, cuidado, paciência, busca do belo, senso de organização, respeito ao material, auto realização, autoestima. O maior trabalho manual do Jardim são as atividades diárias, como picar, ralar, lavar a louça, secar, amassar, enrolar, etc.

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