top of page

Planejamento anual

O Jardim de Infância Waldorf busca se assemelhar com o ambiente familiar proporcionando às crianças o contato com a natureza e com os afazeres domésticos, para que através dessas vivências em situações formativas, ela possa se desenvolver em seus aspectos físico, motor, cognitivo e emocional. Nessa fase a criança aprende através da imitação do adulto, os ensinamentos se dão pela ação da educadora, onde ela possibilita à criança os princípios do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com o grupo e aprender a ser no mundo, tanto como indivíduo quanto como um ser social, atuante e livre nos próprios instintos. Nesse momento não se apresentam conceitos racionalizados para a criança, para isso é necessário que o corpo apresente os sinais dessa maturidade, sendo um deles a troca dos dentes por volta dos 6, 7 anos.

As atividades do Jardim são estruturadas de modo rítmico. Temos o ritmo anual de acordo com as estações do ano e suas festividades cristãs. Temos o ritmo do mês que são vivenciados através das épocas, o ritmo da semana e o ritmo diário, onde existem momentos de expansão e contração em sua rotina diária, variando as atividades de cada dia, respeitando assim a individualidade e a fase de desenvolvimento de cada criança.

     O currículo do Jardim é constituído por atividades que apresentam suas características e objetivos específicos que são vividos por meio da aquarela onde a criança vivencia a organização, concentração, atenção, equilíbrio e cor; através dos trabalhos manuais, onde a criança vivencia concentração, atenção, textura, sentido térmico, tato; através da culinária, onde a criança vivencia a grande alquimia dos ingredientes na preparação de pães e bolos; através da jardinagem onde a criança vive a relação e o cuidado com a terra desde a preparação da terra até a colheita do fruto, da folha ou da raiz; através do desenho onde a criança desenvolve sua percepção do ambiente e mostra como está seu estado emocional.

     As crianças são circundadas por atividades que se assemelham as tarefas diárias de um lar, como lavar a louça, organização e limpeza dos brinquedos e do espaço físico, lavagem dos panos e roupinhas das bonecas, assim como a limpeza das galochas e chinelos.

     As crianças vivenciam a kântele, instrumento finlandês de cordas,  e alguns instrumentos musicais de percussão, através de histórias contadas pela Professora. Esse primeiro momento não se trata de uma aula de música e sim uma vivência pelo som, o despertar dos sentidos pela audição.

​

bottom of page