Rua Fernando Pessoa, 468 - Vila Giglio, Atibaia - SP, 12946-240

Telefone: (11) 4402-1442 - E-mail: educacaoestrelasguia@gmail.com

  • Escola Estrelas Guia
  • Instagram Social Icon

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."

 

                                                                                                           Rudolf Steiner

       Uma pedagogia em expansão

          As escolas Waldorf crescem significativamente em todos os continentes por sua proposta pedagógica responder aos desafios do mundo contemporâneo. Idealizada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf desperta, da maneira mais completa, as diversas capacidades da criança, sendo o maior objetivo o desenvolvimento integral do ser humano.

"Educação com Arte, Respeito e Amor"

Época deVerão

     A criança vivencia o verão com uma entrega total à natureza. É uma época de expansão e descontração. A criança, com pouca roupa, experimenta diversos elementos que possibilitam desenvolver o tato, a criatividade, o olfato, equilíbrio, motricidade grossa (subindo nas árvores, correndo, balançando). O verão proporciona também um contato maior com os elementos da natureza, tais como: água (nos tanques de areia, nos banhos de esguicho), terra (areia para fazer bolos, castelos, riachos, pontes, estradinhas no tanque), o calor no ar e nos pezinhos quando pisam no chão bem aquecido pelo sol.

     É nesta época, que as crianças chegam das férias à escola, trazendo a memória de suas vivências: viagens para a praia ou montanhas, casa da avó… Aproveitamos este conteúdo vivo dentro de cada criança e fazemos a roda rítmica na sala, desenvolvendo uma seqüência de músicas e versos acompanhados por gestos e movimento de todo o corpo. Além disso, as músicas cantadas durante o dia, os quadros feitos para a sala, os móbiles com enfeites, as histórias escolhidas relacionam-se com o verão. Na mesa de época, cantinho que traz o contexto de cada época vivenciada na escola, podem ser construídos cenários de praia (com conchinhas, barquinhos, estrela do mar), de montanha (com árvores, bichos), ou até mesmo uma representação da casa da vovó (com objetos antigos).

     Assim, nosso jardim vivencia esta época com cores e ritmos de verão agraciados pela alegria e descontração de nossas crianças!!

Tem um peixinho no aquário

Colorido e brincalhão

Gira, gira,

Tchum, que mergulho!

Só pra chamar atenção

"Ser Livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos"

4