1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas."

 

                                                                                                           Rudolf Steiner

       Uma pedagogia em expansão

          As escolas Waldorf crescem significativamente em todos os continentes por sua proposta pedagógica responder aos desafios do mundo contemporâneo. Idealizada em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf desperta, da maneira mais completa, as diversas capacidades da criança, sendo o maior objetivo o desenvolvimento integral do ser humano.

"Educação com Arte, Respeito e Amor"

Época do Advento

Maria transpõe montanhas
Levado o filho de Deus.
Os anões lhe mostram frestas
Onde estão ocultos os cristais.

Maria visitou no jardim
A macieira antiga
Que milhares de anos esperou
Para lhe dar os seus frutos.

Maria visita as abelhas
Que sonham com o filho de Deus
E gostariam de servi-lo:
 “Leva nossa cera e faze velas.”

Maria ouve os corações humanos
Chamando Jesus para a Terra.
Ela traz maçãs, cristais, e velas
Para festejar o advento.

     O Advento é o tempo de espera para o que há de vir: a preparação para a chegada do Natal. Ele começa sempre 4 domingos antes do dia 25. Palavra advento vem do latim Adventus: “chegada”, aquilo que antecede um evento, sendo uma preparação para um acontecimento.

      A festa do nascimento do menino Jesus é o renascimento constante da força de Cristo em nós. Simboliza o amor ao próximo. Natal é o novo pedido a reorganização do velho. O advento é um preparo desse processo. Durante quatro semanas o espiritual se revela.

     Rudolf Steiner (fundador da Antroposofia) afirma que recebemos uma convocação crística na época do Natal. Não se refere ao Cristo católico ou de qualquer outra religião, mas no sentido do significado etimológico da palavra: khristós = o ungido, o consagrado. Devemos nos conscientizar da origem humana: simplesmente divina. Ou seja: somos a condensação máxima de matéria espiritual. E, o Natal, quando se comemora o nascimento de Jesus, o ungido, pode reacender nossa fagulha luminosa. Trata-se de uma época em que a divindade surge anunciando, lembrando-nos de nossa essência consagrada, de nossa essência crística. É um momento de renovação de cada um de nós, trazemos à luz a criação do mundo vivenciando a cada semana um reino (mineral, vegetal, animal e o homem). Neste dia começamos a celebrar a espera com a coroa do advento e um cantinho do caminho de Maria até o estábulo com a manjedoura.

     Com as crianças, devemos ser sutis, fazendo com que elas captem o verdadeiro espírito natalino, gradativamente. Preparamos o espaço onde a criança vive, para que a esperança do novo que há de vir, habite no coração de todos. As crianças adoram o Natal e esperam ansiosamente pelo período. Para que elas cresçam envolvidas com a espiritualidade do Natal e não apenas esperando para abrir os presentes, precisamos trazer à elas as lindas e ricas imagens natalinas e as variadas possibilidades atividades que antecedem a Grande Noite.

"Ser Livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos"

Rua Fernando Pessoa, 468 - Vila Giglio, Atibaia - SP, 12946-240

Telefone: (11) 4402-1442 - E-mail: educacaoestrelasguia@gmail.com

  • Escola Estrelas Guia
  • Instagram Social Icon
4