educação infantil
1° Setênio – “O mundo é bom!”:
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De 0 a 07 anos;
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A criança está aberta ao mundo;
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Tem confiança ilimitada;
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Recebe impressões sensoriais;
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Não elabora julgamento ou análise;
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Está na fase do desenvolvimento motor;
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As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);
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Aprendizado por imitação;
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O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.
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Característica: O bom.
O Jardim de Infância de 0 a 7 anos é preparado levando em conta o desenvolvimento infantil, suprindo suas necessidades físicas (motoras e nutricionais), emocionais, cognitivas, sociais e espirituais.
O educador deve ser o centro, o organizador, aquele que pensa, sente e faz. Em seus atos deve irradiar a vontade e a verdade, para que a criança queira imitar ao ver. E todo este fazer atua de forma decisiva no desenvolvimento da criança. O professor deve trabalhar consciente de toda a tarefa e deixar as crianças livres. A criança é introduzida ao brincar conforme sua individualidade lhe permite. Neste brincar as crianças manifestam seu mundo interior e cabe ao educador harmonizá-las ou despertá-las quando necessário. As crianças sempre encontrarão materiais naturais para expressarem suas transformações imaginativas. O educador dá o ritmo, a rotina, o momento de contração e expansão para a criança dando a possibilidade de vivenciar as épocas do ano. Promove a confiança para que ela possa se desenvolver de forma livre. Os movimentos, a fala bem articulada e a música trazem vigor à criança e a prepara para as novas atividades. Ao educador é necessário tempo de preparação e cuidado especial consigo mesmo. Requer acima de tudo devoção consciente e amável para a criança que está diante de si. Toda semente plantada no ser da criança pelo educador poderá dar frutos somente se os pais colaborarem com o processo. Por isso a escolha da pedagogia deve ser consciente desta grande tarefa, pois para que haja crescimento deve haver confiança.
“Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior” - Rudolf Steiner, A Prática Pedagógica (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de 20/4/1923, GA 306
O resultado positivo depende das tarefas significativas dos pais e educadores.
Primeira tarefa - Gesto de proteção. Devemos escolher um ambiente familiar onde se fala em tom normal, sem gritos, brigas e onde muitas vezes canta-se, e principalmente estar presente. Podemos proteger a criança também do excesso de aparatos técnicos como TV, rádio, vídeo game, celular, etc. Trazer um ambiente tranquilo e repleto de amorosidade e firmeza.
Segunda tarefa – guiar a criança passo a passo para a vida é permitir à ela aprender sobre a vida para sempre. Permitindo à ela aprender através da imitação, que é uma capacidade nata nela e não aprender através de ensinamentos inteligentes e intelectuais.