Na pedagogia Waldorf, a celebração das épocas do ano e festividades cristãs anuais têm o propósito de proporcionar um ritmo natural e significativo ao cotidiano das crianças, permitindo uma vivência profunda e saudável da vida. Nos Jardins Waldorf, as crianças se preparam para vivenciar intensamente a primeira das quatro festas anuais: a Páscoa, uma celebração repleta de imagens marcantes sobre a vida, a morte e a ressurreição/renascimento. Durante a preparação para a Páscoa, as crianças cantam músicas inspiradoras, ouvem histórias emocionantes sobre a transformação da lagarta em borboleta, e pintam ovos coloridos enquanto preparam a sala com sua professora.
No último sábado, 01 de abril, pais, alunos e professores da escola Estrela Guia reuniram-se para celebrar a Páscoa. O evento iniciou com um piquenique especial e, em seguida, as crianças cantaram com entusiasmo a música da lagartinha comilona em uma roda de Páscoa. Na sequência, os pais foram convidados a participar da atividade de pintar ovos com lápis e linhas, que é valorizada na filosofia Waldorf por sua capacidade de estimular a criatividade, reforçar os laços familiares, simbolizar o renascimento e resgatar tradições culturais. Enquanto os pais se dedicavam à pintura dos ovos, as crianças divertiam-se brincando no espaço escolar.
Durante esta semana, as crianças terão a oportunidade de pintar e enfeitar seus próprios ovos, vivenciando assim a tradição e a criatividade da celebração da Páscoa na filosofia Waldorf.
Era uma vez uma lagartinha
Que encontrou quatro folhinhas
A primeira ela mastigou
A segunda ela engoliu
A terceira ela triturou
E a quarta devorou
Veio um raio de sol
E a envolveu
Veio a chuva
Veio o vento
Veio outro raio de sol
E a despertou
E duas anteninhas
Duas asinhas
E uma linda borboleta
Voou, voou, voou
E no céu ela dançou
Com suas lindas asinhas
E suas anteninhas
Comments